1. Primeiro Despertamento
Contexto:
- Período: 1730-1755 (antes, portanto, da Independência – 1776)
- Nome pelo qual é conhecido: “Great Awakening” (não se sabia ainda que seria o primeiro de uma série)
Características:
- Começou na Inglaterra, espalhou-se pelos EUA
- Nos EUA ficou associado, na Igreja Presbyteriana, com a divisão da igreja em Lado Velho (Old Side) e Lado Novo (New Side).
- O chamado Lado Velho era Traditionalista e “High Church”; o chamado Lado Novo era Avivado e “Low Church”
- High Church: ênfase em formalismo, ritual, cerimônia, liturgia, sacramentos, hierarquia, clero bem preparado, etc.
- Low Church: ênfase em espontaneidade, emoção, introspecção, participação, envolvimento, necessidade de conversão (regeneração, novo nascimento), importância da nova vida (santificação), quase nenhuma hierarquia, clero nascido de novo e dedicado, etc.
- Esse despertamento foi mais voltado para reavivar e revitalizar a igreja, e, portanto, voltado “para dentro”, sem maior interesse em evangelismo e missão
- Denominações mais impactadas: Presbiteriana, Congregacional e Batista; menos impactadas: Anglicana, Luterana, Igrejas da Reforma Radical (Quakers, Menonitas, etc.)
- Ênfases:
- Batismo do Espírito Santo
- Falar em Línguas
- Profecias
- Cura Espiritual
- Exorcismo
- O movimento voltado para o Despertamento era igualitário em termos de sexo, raça (escravos participavam), classe, status
Principais Figuras:
Precursores
- Theodorus Jakobus Frelinghuysen: c1691-c1747 (Reformado, holandês)
- William Tennent: 1673-1745 (Presbiteriano, Lado Novo)
- Gilbert Tennent: 1703-1764 (Presbiteriano, Lado Novo)
Personagens Centrais
- Jonathan Edwards: 1703-1791 (Presbiteriano, tradição Puritana)
- John Wesley: 1703-1791 (Fundador do Metodismo)
- Charles Wesley: 1707-1788 (Fundador do Metodismo)
- George Whitefield: 1714-1770 (Companheiro dos Wesleys)
2. Segundo Despertamento
Contexto:
- Período: 1790-1840 (entre a Guerra de Independência e a Guerra Civil, momento de Conquista do Oeste, guerra contra o México, etc.)
- Nome pelo qual é conhecido: “Second Awakening”
Características:
- Movimento basicamente americano (EUA)
- Base teológica: Pós-Milenialismo
- Cristo vai retornar depois do Milênio
- Milênio: Período já iniciado (e que está no fim) em que se deve preparar o mundo para o retorno de Cristo
- A preparação para o retorno de Cristo envolve, primeiro, converter para o Cristianismo os ainda não-Cristãos e, segundo, melhorar as condições sociais, políticas e econômicas do mundo através de reformas progressistas
- O foco era principalmente missionário e estava dirigido para os que estavam fora da Igreja, incluídas aí as populações indígenas da América, e, em especial, os que viviam em países pagãos (ou sob o domínio da Igreja Católica)
- A estratégia era realizar acampamentos onde se realizava a preparação dos cristãos para a tarefa evangelística e de melhoria das condições sociais, políticas e econômicas
- Também um movimento igualitário (participação de mulheres, escravos, e pessoas de qualquer nível ou status sócio-econômico
- Embora o movimento em si fosse interdenominacional, houve predominância de presbiterianos entre os principais líderes
- Durante esse movimento surgiram várias novas denominações, a maior parte delas focada no “Advento”, donde o nome de Adventistas
Principais Figuras:
Personagens Centrais (presbiterianos, mas nenhum ortodoxo)
- Charles Grandison Finney: 1792-1875 (Presbiteriano não-calvinista)
- Nathaniel William Taylor: 1786-1858 (Presbiteriano heterodoxo)
- Lyman Beecher: 1775-1863 (Presbiteriano heterodoxo, interessado em reformas sociais; precursor do Evangelho Social)
- Henry Ward Beecher (son): 1813-1887) (FIlho do anterior, Presbiteriano heterodoxo, interessado em reformas sociais; precursor do Evangelho Social)
Líderes Adventistas
- William Miller: 1782-1849 (Adventismo em geral)
- Ellen G. White: 1827-1915 (Igreja Adventista do Sétimo Dia)
3. Terceiro Despertamento
Contexto:
- Período: 1850-1918, começou durante a Guerra Civil e se estendeu até o final da Primeira Guerra Mundial
- Nome pelo qual é conhecido: “Third Awakening” ou “Evangelho Social”
Características:
- Foco em mudança e reforma social: Progressivismo, Evangelho Social
- Como o Segundo Despertamento, havia um componente escatológico forte, Pós-Milenialista, enfatizando a implantação do Reino de Deus na Terra (ênfase planetária) como preparação para a Segunda Vinda de Cristo
- Foco grande no trabalho missionário no estrangeiro (China, Filipinas, Brasil, etc.)
- Causas Sociais defendidas e promovidas:
- Abolição da Escravatura
- Sufrágio Feminino
- Temperança / Proibição de Fabricação e Venda de Bebidas Alcoólicas
- Proibição do Trabalho Infantil
- Aceitação e Regulamentação de Sindicatos Trabalhistas
- Novas denominações ou igrejas:
- Ciência Cristã (Mary Baker Eddy)
- Exército da Salvação (William Booth)
- Testemunhas de Jeová (Charles Taze Russell)
- Movimento Holiness (Phoebe e Walter Palmer, dentro do Metodismo)
- Pentecostalismo (Charles Fox Parham e William Seymour)
Principais Figuras:
- Charles Grandison Finney: 1792-1875 (also in the second Awakening)
- Washington Gladden: 1836-1918
- Walter Rauschenbusch: 1861-1918
- Dwight Lyman Moody: 1837-1899
4. Quarto Despertamento
Contexto:
- Período: Do fim da Segunda Guerra Mundial até o início da década de 80: 1945-1980
- Nome pelo qual é conhecido: “Fourth Awakening” ou Movimento Evangélico
Características:
- Tipicamente transdenominacional e internacional
- Foco Evangelístico e Missionário
- Tendências Carismáticas
- Tentativas de Inclusão de Temas Sócio-Políticos (Missão Integral)
Principais Figuras
- Billy Graham (começou carreira evangelística em 1945) (1918- )
- John Stott (1921-2011)
- Martin Luther King (1929-1968)
- Mega-evangelistas
- Tele-evangelistas
Foco Carismático (envolvendo a Igreja Católica)
- Batismo ou Dons do Espírito
- Falar em Línguas
- Cura Espiritual
- Profecia
Foco Sócio-Político (Direitos Civis, Igreja Católica)
- Martin Luther King (1929-1968)
- Opção Preferencial pelos Pobres
- Comunidades Eclesiais de Base
- Teologia da Libertação (do Colonialiso, do Imperialismo, do Capitalismo)
Em São Paulo, 3 de Setembro de 2015