Programa de História da Igreja II – 2016, Semestre 2

FACULDADE DE TEOLOGIA DE SÃO PAULO
IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

Curso reconhecido pela Portaria SERES nº 307,
publicada no DOU de 31/12/2012
fatipi.edu.br

Disciplina:     História da Igreja II (Séc 16–17) Área Disciplinar:       Teologia e História
Curso:              Teologia / 1º Ano Ano / Semestre:          2016 / 2º
Professor:      Eduardo Chaves Carga Horária:            40 h/a

 

Missão da FATIPI: Formar pessoas nos princípios da fé e da ética cristãs e capacitá-las para liderança transformadora inspirada no amor e na justiça do Reino de Deus.


Ementa:
A disciplina tem como objetivo facilitar a reflexão acerca do processo de surgimento, consolidação, institucionalização e expansão das vertentes protestantes do Cristianismo na primeira parte da Idade Moderna (Séculos 16-17), relacionando esse processo, sempre que possível, às modificações estruturais que deram origem ao mundo moderno, bem como à diversidade do pensamento teológico, das formas de organização e dos focos de ação do Cristianismo contemporâneo.


Objetivos:

Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de:

  1. Identificar os principais fatores que possibilitaram o surgimento das várias vertentes da Reforma Protestante na época, no lugar e na forma em que se manifestaram;
  2. Estudar os principais reformadores protestantes, reconhecer e articular suas principais ideias e traçar o impacto dessas ideias nos dias de hoje;
  3. Reconhecer as ideias e as práticas da Igreja Católica Romana que surgiram nos processos de renovação conhecidos como “Contra-Reforma” e “Reforma Católica do Século 16”;
  4. Analisar a evolução das ideias protestantes no Século 17 conhecidas como Pietismo e Ortodoxia (ou Escolasticismo) Protestante;
  5. Entender as raízes das denominações protestantes atuais cujas origens remontam aos Séculos 16 e 17 e explicar no que concordam e no que diferem, e por que razões.


Metodologia

A matéria constante do programa será desenvolvida por meio de:

  1. Exposições contextualizadoras pelo professor dos temas do programa;
  2. Discussões envolvendo os alunos dos textos indicados para cada aula, em um grande grupo ou em grupos menores;
  3. Elaboração de um trabalho escrito que represente um estudo aprofundado de um dos temas da disciplina, a ser escolhido de comum acordo entre cada aluno e o professor.


Conteúdo Programático

I. Condicionantes internos do surgimento da Reforma na Europa do século 16

  1. O surgimento das universidades nos séculos 12 e 13
  2. A influência de Aristóteles e a chamada síntese medieval
  3. Conflitos entre o papado e lideranças políticas
  4. A condição espiritual e moral da Igreja Católica ao final da Idade Média
  5. Movimentos de reforma dentro da Igreja Católica antes do século 16

II. Condicionantes “externos” do surgimento da Reforma na Europa do século 16

  1. A crise do feudalismo
  2. O surgimento de uma filosofia política radical
  3. A ameaça do Islamismo
  4. A invenção da imprensa e o acesso à informação
  5. A redescoberta dos antigos e o Renascimento do século 15

III. A Reforma Protestante na Europa do século 16 em suas quatro principais vertentes

  1. A Reforma Luterana
  2. A Reforma Calvinista
  3. A Reforma Anglicana
  4. A Reforma Radical

IV. A Reforma Não-Anglicana nas Ilhas Britânicas

  1. A Influência Calvinista nas Ilhas Britânicas
  2. Os Puritanos
  3. Pactuantes (“Covenanters”)
  4. Dissidentes

V. A Reforma nas Colônias Britânicas na América no Século 17

  1. Imigrantes das Ilhas Britânicas
  2. Imigrantes de Outras Partes da Europa

VI. A Reforma e a Contrarreforma da Igreja Católica

  1. O Concílio de Trento
  2. A criação da Sociedade de Jesus

VII.  As Guerras de Religião e a Paz de Westfalia (1648)

VIII. O Escolasticismo no Calvinismo do Século 17

IX. O Pietismo no Luteranismo do Século 17

X. Conclusão: A transição para o Século 18


Avaliação:

  1. Uma prova dissertativa obrigatória, no meio do semestre, sobre os temas discutidos em classe e os textos lidos até ali
  2. Elaboração de trabalho escrito sobre um tema do programa, escolhido pelo aluno de comum acordo com o professor
  3. Uma prova dissertativa optativa, no final do semestre, sobre os temas discutidos em classe e os textos lidos, para os alunos que desejarem essa oportunidade


Média Final
:

Será a média da nota recebida na(s) prova(s) realizada(s) e do trabalho escrito feito, média essa que que poderá ser aumentada em até 10% (dez por cento) com base na qualidade da participação do aluno nas discussões em sala de aula.


Bibliografia Básica:

BETTENSON, Henry. Documentos da Igreja Cristã. 3ª ed. São Paulo, ASTE, 1998.

DREHER, Martin N. História do Povo de Deus: Uma Leitura Latino-Americana. Parte III, “A Crise e a Renovação da Igreja no Período da Reforma”. Sinodal. 2013.

GONZÁLEZ, Justo L. História Ilustrada do Cristianismo, em dois volumes, v.1: “A Era dos Mártires até a Era dos Sonhos Frustrados”. 2ª ed., revisada. São Paulo, Vida Nova, 2011.

____________ História Ilustrada do Cristianismo, em dois volumes, v.2: “A Era dos Reformadores até a Era Inconclusa”. 2ª ed., revisada. São Paulo, Vida Nova, 2011.

McGRATH, Alister. A Revolução Protestante. Brasília, Palavra, 2012.

WALKER, Williston. História da Igreja Cristã. 3ª ed. São Paulo, ASTE, 2006.


Bibliografia Complementar:

BIÉLER, André. O Pensamento Econômico e Social de Calvino. São Paulo, Cultura Cristã, 2012.

LEITH, John H. A Tradição Reformada: Uma Maneira de Ser a Comunidade Cristã. São Paulo, Pendão Real, 1996.

MARTINA, Giacomo. História da Igreja: De Lutero aos Nossos Dias, v. 1: “O Período da Reforma.” 5ª ed. São Paulo, Loyola, 2014.

McKIM, Donald K, editor. Grandes Temas da Tradição Reformada. São Paulo, Pendão Real, 1999.

NOLL, Mark A. Momentos Decisivos na História do Cristianismo. São Paulo, Cultura Cristã, 2000.

TILLICH, Paul. História do Pensamento Cristão. 4ª ed. São Paulo, ASTE, 2007

 

São Paulo, Julho de 2016

 

Eduardo Chaves
eduardochaves@fatipi.edu.br
echaves@fatipi.net
http://historiadaigreja.space (Blog para os alunos do curso)

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